As Tecnologias digitais têm sido utilizadas como ferramentas no processo aprendizagem, tanto por reunir várias mídias, como pela possibilidade de transpor barreiras do espaço e do tempo, como é o caso da Internet, ambiente virtual de construção do conhecimento.
1. INTRODUÇÃO
Mesmo existindo ainda no século XXI pessoas que tentam resistir às novas tecnologias, são inegáveis as mudanças na sociedade como resultado da presença do digital no dia-a-dia de todos, ou quase todos. Seja em casa, no ônibus, na caminhada, no trabalho, as tecnologias digitais de comunicação e informação atingiram diversos ambientes, muitas vezes como forma de entretenimento e, outras, de aprendizagem.
Quem consegue se imaginar fazendo uma pesquisa acadêmica e não utilizar a internet como ferramenta? Qual garoto ou garota hoje nunca brincou com os jogos digitais? São muitas as influências dessas novas tecnologias na rotina das pessoas, principalmente após o surgimento do computador pessoal e da internet. E diversos estudos têm buscado compreender as conseqüências da informática e suas aplicações, aliada à comunicação, por exemplo para a aprendizagem, para a construção do conhecimento.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o envolvimento das pessoas com essas, mudanças na sociedade podem ser identificadas. No tempo de hoje, essa nova cultura é chamada de cibercultura. Santos apud Lúcia Santaella (2003) entende que com o surgimento de um novo meio de comunicação, um ciclo cultural próprio a este também aparece. Ela acredita que as mídias, as suas formas de socialização e a cultura criada por elas são inseparáveis.
Carolino apud D’Andrea (2007) dá um exemplo de uma mudança social acarretada pelas Tecnologias de Comunicação e Informação:
Dentre as principais mudanças sociais acarretadas pelas TCIs não podemos deixar de considerar a ressignificação da noção de espaço e tempo alterada pela atual facilidade de se estabelecer comunicação, com qualquer localidade, sem deslocamento físico, e seus impactos sobre as chamadas identidades culturais, que tradicionalmente estiveram vinculadas ao compartilhamento de um território comum e estão hoje mais susceptíveis a influência de outras variáveis (CAROLINO apud D’ANDREA, 2007, p. 30).
Agora, as informações podem ser digitalizadas, seja som, imagem, gráficos, textos (multimídia)[1], e podem circular por qualquer parte do mundo. Variadas pessoas podem interagir entre si, por meio do bate-papo, listas de discussão, podem ler artigos, dissertações das mais distantes universidades, podem disponibilizar textos para o livre acesso… são várias as possibilidades de interação. E essa interação faz da Word Wide Web[2] (www). Um espaço rico para aprendizagem, onde não há mais distinção entre receptores e emissores, todos constroem e reconstroem conhecimentos; os usuários da rede são agentes ativos.
A escola percebeu a potencialidade das tecnologias digitais e as absorveu para a educação de seus alunos. Mas é importante perceber que as novas tecnologias aplicadas à educação requerem uma nova postura tanto do professor como do aluno. O educador precisa, diante das possibilidades apresentadas pelo mundo digital, estimular a pesquisa, a curiosidade, o debate, propor problemas; precisa estar aberto às mudanças nas formas de educar. E os alunos, devem buscar o aprendizado, ao invés de apenas receber informações e conteúdos.
No que diz respeito à interação de crianças com as tecnologias digitais, utilizadas principalmente através de jogos lúdicos em CD-ROM ou online, e o conseqüente aprendizado, mesmo o ambiente não sendo dito “educativo”, Viana (2005) cita Sérgio Caparelli. Este admite que as crianças produzem significados e adquirem linguagem através do relacionamento com jogos de computador.
Na troca de informação com estes jogos, entendidos como sistema de linguagem, a criança atua, tentando controlar as condições entrópicas em que se dá esse relacionamento, re-significando as informações que recebe nesse ambiente. (VIANA apud CAPARELLI, 2005, p. 57).
Seja por meio de jogos, da internet, ou de outras tecnologias digitais, a potencialização dessas ferramentas é individual. Cabe a cada um o compromisso com a aprendizagem.
Os novos espaços de aprendizagem, que se apóiam primordialmente no uso do computador e da internet, potencializam novas formas de ensinar e de aprender, na perspectiva do conhecimento em rede, na qual cada nó é ponto de partida e de continuidade para novas conexões, dependendo dos interesses, dos objetivos e de acordo com a percepção de cada indivíduo inserido nesta teia de conhecimento. (CAROLINO, 2001, p. 34)
Mesmo diante das inovações tecnológicas apresentadas a humanidade, o aprendizado continua sendo de responsabilidade dos co-atores da informação, seja ele ora receptor, ora emissor. Cabe a cada um a busca pela construção do conhecimento. As tecnologias são ferramentas e não o conhecimento em si.
CAROLINO, Jussara de Abreu. Contribuições da pedagogia de projetos e do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para o ensino de geografia: um estudo de caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo.
PASSERINO, Liliana Maria. Informática na educação infantil: perspectivas e possibilidades. In: ROMAN, Eurilda Dias; STEYER, Vivian Edite. (Org.). A Criança de
SANTOS, Edméa dos; OKADA, Alexandra. A construção de ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias plurais e gratuitas no ciberespaço. 2003.
VIANA, Claudemir Edson. O lúdico e a aprendizagem na cibercultura: jogos digitais e internet no cotidiano infantil. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo.
[1] Multimídia é a técnica para apresentar informações que mescla texto, som, imagens fixas e animadas.
[2] Word Wide Web (www) é uma coleção baseada em hipertexto de computadores na Internet que permite viajar de um documento vinculado a outro, mesmo que esses documentos residam em muitos vervidores diferentes (CAROLINO apud HEIDE;STILBORNE, 2000)
3 comentários:
Bom tema para o artigo. As tecnologias digitais como ferramentas mediadoras do ensino.
Legal
Seu site tá muito fofo!Só falta agora o texto né?kkkkkk
Querida!!!!!!!!!!!!
Depois quero ler teu artigo...
pelo resumo deve ter sido bem interessante!
Não sei se vou conseguir fazer o meu, mas vamos ver se sai alguma coisa. Tu leu aquele rascunho que te deu terça? O que achou?
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