terça-feira, 13 de maio de 2008

Tecnologias digitais: ferramentas na aprendizagem

RESUMO

As Tecnologias digitais têm sido utilizadas como ferramentas no processo aprendizagem, tanto por reunir várias mídias, como pela possibilidade de transpor barreiras do espaço e do tempo, como é o caso da Internet, ambiente virtual de construção do conhecimento.

Palavras-Chave: tecnologias de comunicação e informação, cibercultura, aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

Mesmo existindo ainda no século XXI pessoas que tentam resistir às novas tecnologias, são inegáveis as mudanças na sociedade como resultado da presença do digital no dia-a-dia de todos, ou quase todos. Seja em casa, no ônibus, na caminhada, no trabalho, as tecnologias digitais de comunicação e informação atingiram diversos ambientes, muitas vezes como forma de entretenimento e, outras, de aprendizagem.

Quem consegue se imaginar fazendo uma pesquisa acadêmica e não utilizar a internet como ferramenta? Qual garoto ou garota hoje nunca brincou com os jogos digitais? São muitas as influências dessas novas tecnologias na rotina das pessoas, principalmente após o surgimento do computador pessoal e da internet. E diversos estudos têm buscado compreender as conseqüências da informática e suas aplicações, aliada à comunicação, por exemplo para a aprendizagem, para a construção do conhecimento.

2. APRENDIZADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o envolvimento das pessoas com essas, mudanças na sociedade podem ser identificadas. No tempo de hoje, essa nova cultura é chamada de cibercultura. Santos apud Lúcia Santaella (2003) entende que com o surgimento de um novo meio de comunicação, um ciclo cultural próprio a este também aparece. Ela acredita que as mídias, as suas formas de socialização e a cultura criada por elas são inseparáveis.

Carolino apud D’Andrea (2007) dá um exemplo de uma mudança social acarretada pelas Tecnologias de Comunicação e Informação:

Dentre as principais mudanças sociais acarretadas pelas TCIs não podemos deixar de considerar a ressignificação da noção de espaço e tempo alterada pela atual facilidade de se estabelecer comunicação, com qualquer localidade, sem deslocamento físico, e seus impactos sobre as chamadas identidades culturais, que tradicionalmente estiveram vinculadas ao compartilhamento de um território comum e estão hoje mais susceptíveis a influência de outras variáveis (CAROLINO apud D’ANDREA, 2007, p. 30).

Agora, as informações podem ser digitalizadas, seja som, imagem, gráficos, textos (multimídia)[1], e podem circular por qualquer parte do mundo. Variadas pessoas podem interagir entre si, por meio do bate-papo, listas de discussão, podem ler artigos, dissertações das mais distantes universidades, podem disponibilizar textos para o livre acesso… são várias as possibilidades de interação. E essa interação faz da Word Wide Web[2] (www). Um espaço rico para aprendizagem, onde não há mais distinção entre receptores e emissores, todos constroem e reconstroem conhecimentos; os usuários da rede são agentes ativos.

A escola percebeu a potencialidade das tecnologias digitais e as absorveu para a educação de seus alunos. Mas é importante perceber que as novas tecnologias aplicadas à educação requerem uma nova postura tanto do professor como do aluno. O educador precisa, diante das possibilidades apresentadas pelo mundo digital, estimular a pesquisa, a curiosidade, o debate, propor problemas; precisa estar aberto às mudanças nas formas de educar. E os alunos, devem buscar o aprendizado, ao invés de apenas receber informações e conteúdos.

No que diz respeito à interação de crianças com as tecnologias digitais, utilizadas principalmente através de jogos lúdicos em CD-ROM ou online, e o conseqüente aprendizado, mesmo o ambiente não sendo dito “educativo”, Viana (2005) cita Sérgio Caparelli. Este admite que as crianças produzem significados e adquirem linguagem através do relacionamento com jogos de computador.

Na troca de informação com estes jogos, entendidos como sistema de linguagem, a criança atua, tentando controlar as condições entrópicas em que se dá esse relacionamento, re-significando as informações que recebe nesse ambiente. (VIANA apud CAPARELLI, 2005, p. 57).

Seja por meio de jogos, da internet, ou de outras tecnologias digitais, a potencialização dessas ferramentas é individual. Cabe a cada um o compromisso com a aprendizagem.

Os novos espaços de aprendizagem, que se apóiam primordialmente no uso do computador e da internet, potencializam novas formas de ensinar e de aprender, na perspectiva do conhecimento em rede, na qual cada nó é ponto de partida e de continuidade para novas conexões, dependendo dos interesses, dos objetivos e de acordo com a percepção de cada indivíduo inserido nesta teia de conhecimento. (CAROLINO, 2001, p. 34)


3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mesmo diante das inovações tecnológicas apresentadas a humanidade, o aprendizado continua sendo de responsabilidade dos co-atores da informação, seja ele ora receptor, ora emissor. Cabe a cada um a busca pela construção do conhecimento. As tecnologias são ferramentas e não o conhecimento em si.

3. BIBLIOGRAFIA

CAROLINO, Jussara de Abreu. Contribuições da pedagogia de projetos e do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para o ensino de geografia: um estudo de caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo.


PASSERINO, Liliana Maria. Informática na educação infantil: perspectivas e possibilidades. In: ROMAN, Eurilda Dias; STEYER, Vivian Edite. (Org.). A Criança de 0 a 6 anos e a Educação Infantil: Um retrato multifacetado. Canoas, 2001, p. 169-181.


SANTOS, Edméa dos; OKADA, Alexandra. A construção de ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias plurais e gratuitas no ciberespaço. 2003.


VIANA, Claudemir Edson. O lúdico e a aprendizagem na cibercultura: jogos digitais e internet no cotidiano infantil. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo.



[1] Multimídia é a técnica para apresentar informações que mescla texto, som, imagens fixas e animadas.

[2] Word Wide Web (www) é uma coleção baseada em hipertexto de computadores na Internet que permite viajar de um documento vinculado a outro, mesmo que esses documentos residam em muitos vervidores diferentes (CAROLINO apud HEIDE;STILBORNE, 2000)

3 comentários:

Gustavo Henrique dos Santos disse...

Bom tema para o artigo. As tecnologias digitais como ferramentas mediadoras do ensino.
Legal

Thayse Tamar disse...

Seu site tá muito fofo!Só falta agora o texto né?kkkkkk

Daniela Espínola disse...

Querida!!!!!!!!!!!!
Depois quero ler teu artigo...
pelo resumo deve ter sido bem interessante!
Não sei se vou conseguir fazer o meu, mas vamos ver se sai alguma coisa. Tu leu aquele rascunho que te deu terça? O que achou?