sexta-feira, 16 de maio de 2008

Resenha Crítica: Natura e Planejamento Estratégico de Marketing

Helton Haddad Silva et al. (2006), no livro Planejamento Estratégico de Marketing, afirma que planejamento estratégico “direciona as ações da empresa em busca de resultados, lucros, crescimento e desenvolvimento que assegurem seu sucesso.” A empresa com o planejamento estratégico definido, agregando ainda o marketing, apresenta um melhor aproveitamento das oportunidades e dos problemas do mercado.

Seis passos são identificados por Silva et al. (2006) para a elaboração do Planejamento Estratégico de Marketing (PEM): conceituação básica da empresa (visão, valores empresariais, políticas adotadas, missão e definição do negócio); consideração dos fatores críticos de sucesso e avaliação de possíveis cenários de negócios; identificação de oportunidades de mercado; montagem da arquitetura estratégica; definição de programas de ações para a implementação das estratégias e para atingir os objetivos; e reavaliação de todos os passos com o feedback e o controle do Planejamento Estratégico de Marketing.

Quando parte-se para observação da Natura Cosméticos S/A, identifica-se uma coerência de suas ações com o cenário social e de mercado, inferindo assim que a empresa adota um planejamento estratégico. A seguir, para embasar essa dedução, algumas iniciativas da empresa serão escolhidas e relacionadas a etapas da elaboração de um PEM.

Em seu site, a Natura disponibiliza informações sobre a empresa, como Visão de Mundo, Razão de Ser, Crenças, Princípios de Relacionamento Natura e Políticas Natura. Segue abaixo a descrição da empresa sobre três desses pontos:

  • Visão de Mundo: “A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a Natureza da qual fazem parte e com o todo.”
  • Razão de Ser: “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.”
  • Crenças: “A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações...”

O Programa Crer Para Ver e a produção sustentável de seus produtos são alguns exemplos de ações planejadas. Essas duas iniciativas são coerentes com as definições da empresa já apresentadas.

O Crer Para Ver é um programa de caráter solidário e ambiental. Os recursos somados com a venda dos produtos do programa, como camisetas, sacolas de compras, lápis de cor, caixas de presentes, são investidos em projetos que contribuem para a melhoria do Ensino Público do Brasil. E é um programa preocupado com a ambiente na medida que grande parte de seus produtos são confeccionados a partir de material reciclado.

O cuidado com uma produção sustentável de seus produtos, buscando uma menor agressão a Natureza, é característica de algumas ações implementadas pela Natura. Segundo a empresa, em 2007 ela introduziu em sua “perfumaria o álcool vegetal orgânico, produzido de forma sustentável, livre de queimadas e cultivado sem agrotóxicos e adubos químicos.” A opção para os consumidores de compra de refil de seus produtos, também faz parte da sua produção sustentável, pois é feito de um material que pode ser reciclado.

As iniciativas apontadas nos dois parágrafos anteriores podem ser vistas como ações decorrentes de uma avaliação de possíveis cenários de negócios, para compreender, por exemplo, aspectos favoráveis e não-favoráveis à introdução das linhas dos produtos citados, e de uma identificação de oportunidades de mercado, buscando inovações de produtos e tecnologia. Possivelmente, a Natura tenha identificado que empresas contemporâneas estavam se lançando às ações solidárias, tornando-se instituições com responsabilidade social. Assim como, tenha observado o aumento da discussão sobre questões ambientais e a consciência da população, clientes e possíveis clientes, sobre a não-degradação do ambiente, e por conseguinte, uma crescente demanda por produtos de qualidade mas que respeitem a Natureza. A atitude de ser uma empresa com iniciativas sociais e “comprometida com o planeta”, como ela se denomina, contribuiu para o fortalecimento de sua marca.

Pode-se ver que as ações não foram aleatórias, soltas, mas certamente partiram de um planejamento estratégico de marketing.

REFERÊNCIAS

SILVA, Helton Haddad et al. Planejamento estratégico de marketing. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

NATURA COSMÉTICOS S/A. Disponível em: <www.natura.net>. Acesso em 28 abr. 2008.

Um comentário:

Helton Haddad disse...

Navegando pela internet, li seu blog.

Gostei de sua análise sobre a Natura! Uma empresa que enfrenta as dificuldades de um segmento de mercado super competitivo, mas sempre com criatividade e com um posicionamento estratégico forte.

E obrigado por utilizar o livro de PEM como referência.

Abs,

Helton Haddad